sábado, 12 de fevereiro de 2011

Entrevista - Octavio Caruso


1 Nome: Octavio Caruso

2 - Página na web: cinema.com.br

3 – Aniversário:05/11/83

4 – Todo mundo gosta de assistir filmes. O que lhe trouxe a vontade de, não somente assistir, mas como virar um crítico desta arte?
Eu sempre fui apaixonado por cinema, não somente pelo prazer de assistir, mas como pela mágica por trás das câmeras. Seguindo essa paixão, me tornei ator, roteirista e diretor, além de crítico.

5 – Como definiria um crítico de cinema?
O crítico é um "propagador de cultura". Falando por mim, um apaixonado dedicado.

6 - Tem algum tipo de filme que você simplesmente não gosta? Musical ou filmes de terror... Como é criticar um filme onde você não gosta nem mesmo do gênero em que ele se enquadra?
Falo sem demagogia, tenho favoritos em todos os gêneros e sub-generos (como no terror, que se divide em slasher, gore etc.). E quando critico algum filme que não gostei, tento ser o mais justo possível, tentando encontrar as qualidades. Uma coisa é certa, nem a melhor crítica se compara à mais mediocre criação de cinema.

7 - Quanto tempo de existência tem seu blog? Se lembra de algum erro que tenha cometido... Algum erro de iniciante?
Quase 3 anos. Vários erros... textos muito longos, ausência de fotos.

8 – Tem algum blog que o inspirou na criação do seu? Quais os seus blogs de cinema favorito?
 Em específico não, minha abordagem é bem diferente. Mas sempre acompanhei os críticos conhecidos, como Rubens Ewald, Merten e Wilker.

9 – Existe uma grande quantidade de blogs de cinema. O que o leitor encontrará de diferente no seu blog?
A maioria dos críticos (em blogs e fora deles) age como se soubessem de um segredo que não compartilham com o público. Escrevem de uma maneira truncada e que só os cinéfilos entendem. Eu escrevo para todos! Aqueles que estão começando a se interessar em entender mais do cinema e os que já estão bem familiarizados... meus textos são carregados de paixão.

10 – As pessoas têm gostos muito variados sobre filmes. Está preparado para enfrentar divergências de opiniões? Mesmo aquelas que forem feitas de forma mais dura, talvez até de um jeito mal educado?
Sempre agi de maneira respeitosa com as poucas críticas mais violentas que recebi. Opiniões contrárias são essenciais! Porém quando alguma pessoa entra na minha coluna e usa de violência e me agride, sinto que o faz por "dor de cotovelo"... é alguém que gostaria de estar no meu lugar e não tem competência para tal. Trato-o com elegância e respeito.

11 - Além de crítico, no seu perfil, você diz ser ator, diretor e roteirista. Realizou algum trabalho nestas três áreas? Se sim, por favor, forneça detalhes:
Sou ator desde 2002, já participei de mais de 5 peças, sendo que em uma delas roteirizei e dirigi ("O Júri"). Já roteirizei e atuei em um curta-metragem e estou preparando um projeto de websérie, onde atuo, roteirizo e dirijo.

12 - Este projeto de websérie, pode contar mais detalhes sobre ele?
É o tipo de projeto que qualquer jovem vai assistir e pensar: posso fazer também! Cada episódio tratará sobre um tema específico...sem nenhum recurso ou efeito digital. Uma câmera e bons roteiros com um bom roteiro, só! A alma do que é cinema!

13 - Já teve alguma peça ou algum outro trabalho taxado por um crítico, como ruim? Como é a sensação de, ao invés de avaliar um trabalho, ter o seu sobre análise de alguém?
Ainda não aconteceu, mas eu lidaria com naturalidade se a crítica fosse argumentativa, sem grosseria ou deselegância.


14 - Já que trabalha em várias áreas do cinema, tem uma dica para quem queira trabalhar fazendo filmes?
A melhor dica que posso passar é: Adquiram cultura! Leiam mais do que o tempo permite, assistam e entendam filmes de todos os gêneros e épocas (todos tem enorme importância!), sejam sociáveis e educados. E acima de tudo, caráter e ética. Com estes preceitos e muita dedicação, não há nada que seja impossível!

15 -  O seu blog, de algum jeito, tem lhe ajudado na carreira?
Muito! Estou realizando muitos contatos importantes e fazendo amigos. Levo muito a sério este trabalho e pretendo firmar meu nome na área neste ano.

16 – E quanto ao twitter, facebook... Está presente nestas outras redes?
De que forma elas têm te ajudado?
Sim, @OctavioCaruso e no Facebook basta buscar pelo meu nome, assim como no orkut. Eu utilizo basicamente como método de divulgação. Como formado em propaganda e marketing, acredito que a propaganda é a alma do negócio! Muitos blogueiros pecam neste aspecto.

17 – O que achou do filme “A Rede Social”, filme sobre a fundação do Facebook?
Eu estou contra a corrente de lobby criada pra este filme. Achei uma obra mediana, convencional, o mais fraco dentre os indicados. Provavelmente irá ganhar, assim como "Guerra ao Terror" no ano passado.... alguém hoje em dia fala do filme? O tempo fará justiça aos melhores filmes.

18 – Já temos os indicados para o Oscar deste ano. O que achou? Muitas injustiças? Para quais filmes está torcendo?
O Oscar não é parâmetro de qualidade, muita gente não entende isto. Injustiças são comuns nestes eventos de premiação, porque é tudo politicagem e lobby. Os filmes que eu gostei neste ano e estão indicados são: "A Origem", "Cisne Negro", "127 Horas" e "Bravura Indômita".

19 – O Oscar é uma premiação de muito prestígio. Mas acha que existe uma premiação não tão badalada, porém mais justa?
 Infelizmente não... costumo dizer que desde o concurso de teatro amador do filho pequeno até o Oscar, todos estes eventos de premiação são pautados pela marmelada! A justiça só é feita pelo tempo. Resistir a ele é a mais difícil tarefa.

20 - Aponta alguma revelação em 2010? Seja como roteirista, diretor(a), ator ou atriz...
Hailee Steinfeld de "Bravura Indômita" vai longe! 

21 – Se lembra do primeiro filme que assistiu e logo lhe despertou paixão pelo cinema?
Sim, "Ben-Hur" (1959) aos 6 anos.

22 – E quanto a premiações no Brasil?  Temos muitos, poucos... Destacaria algum?
O Brasil ainda não sabe como realizar estes eventos glamourosos. São uma festival de gafes! Quando o país levar mais a sério esta arte, talvez a coisa melhore.

23 – Alguns acreditam que o Brasil faz poucos, ou até mesmo, nenhum filme de qualidade. Qual a sua opinião sobre o assunto?
O Brasil faz filmes de qualidade. O problema que nós temos é com os roteiros. Nossa escola de roteiristas é muito fraca, todo mundo sai querendo ser Glauber Rocha e Godard, esquecendo que pra criar uma indústria é preciso saber fazer muito bem filmes com apelo de público (não filmes populistas, como algumas comédias atuais, filmes apelativos religiosos ou os da Xuxa)! Mazzaropi sabia disso, mas infelizmente morreu antes de realizar seu sonho.

24 - Tirando o cinema brasileiro e o americano, qual o outro país que apresenta uma leque de filmes bons e que você goste de prestigiar?
Eu adoro o cinema italiano, argentino, espanol, japonês... dentre todos os países que fazem cinema hoje em dia de qualidade, o Brasil só não fica abaixo de Portugal entre os piores (na equação quantidade / qualidade).

25 - E quanto aos filmes brasileiros, em 2010? Em se tratando de bilheteria, foi o melhor ano do Brasil no cinema. E em qualidade?
A qualidade ainda está muito longe do satisfatório. Não existe ainda um meio termo, existem filmes populistas e apelativos (infantis, religiosos e comédia xula) ou filmes muito cabeça (Lavoura Arcaica, estilo de Glauber Rocha)...os raros exemplos que fogem destes extremos são Tropa de Elite, Cidade de Deus...mas são pouquíssimos...

 26 – E quanto à sites ou blogs que permitem baixar filmes de graça? O que acha? Já baixou um filme de graça?
Já baixei filmes sim, porém sempre clássicos. Os novos eu assisto de graça em cabines para imprensa. Eu acho que a modernidade trouxe a facilidade, mas deve ser pensada com caráter.

27 -  E quanto ao comportamento do público no cinema? Não te desanima assistir um filme pelo qual tanto aguardava, para descobrir que na platéia encontram – se adolescentes barulhentos antes e durante o filme? Não acha que este tipo de coisa tem piorado com o tempo?
Sim, é terrível a falta de educação de nosso povo. Não são só os jovens! É uma questão complexa, mas basta você perceber os programas de TV que o povo assiste. Antigamente os programas de humor eram inteligentes, refinados....dá uma olhada hoje! O povo andou para trás a passos largos! Os jovens se preocupam mais em tirar 1.000 auto-retratos idênticos para colocar em sua rede social que em ler! Tenho pena desta alienação.

28 – Filmes que gosta, mas não são tão badalados:
Muitos! "Vidas em Jogo", "Igual a tudo na vida"...

29 – Um filme que aguarda muito em 2011:
Não saberia dizer um só.... a releitura de Superman por Zack Snyder, 007..são muitos.

30 – E quanto a livros/ Gosta deler? Pode citar alguns exemplos?
Nietzsche, Dostoiévski, Camus e um livro em específico, que acho que teria que ser obrigatório: "O Mundo assombrado pelos demônios - A Ciência vista como uma vela na escuridão da ignorância" de Carl Sagan.

31 – Para você, quais os melhores personagens do cinema?
James Bond, Carlitos, Luke Skywalker, o personagem de Jack Nicholson em "Cada um vive como Quer"....entre vários outros.

32 – Cite uma grande frase dita num grande filme:
"Não fui eu quem diminui, foram os filmes que ficaram menores" (Crepúsculo dos Deuses de Billy Wilder)




Nenhum comentário:

Postar um comentário