segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Entrevista - Jackie freitas

1 - Nome: Jackie Freitas

 
3 – Como surgiu, não somente a idéia de criar um blog, mas também o tema do qual você escreveria? 
A idéia surgiu após uma necessidade de “desabafar” o s meus sentimentos, inquietações e até para aliviar a solidão que sentia numa cidade nova (Curitiba), longe de minha família e amigos... Estava passando por um processo de “desintoxicação” e libertação. Acho que boa parte das pessoas que me acompanha em meu blog sabe que fui dependente de um vício que causou muito mal a mim e à minha família, então, estar ali, sozinha, era uma chance de renascimento... Por isso criei o Fênix, cuja simbologia representa pessoas que morrem em algum momento, mas que renascem mais belas e fortes para uma nova vida! O tema surgiu a partir do momento que pensei poder compartilhar com outras pessoas os mesmos problemas e, dessa forma, trocar experiências para me fortalecer e, se possível, ajudar aos outros que, assim como eu, encontravam-se perdidos e desejando um recomeço melhor e feliz.

4 – Quanto tempo de existência tem seu blog? O que ainda lhe motiva a escrever e atualizá-lo? 
Em março fará seu primeiro aniversário! A minha motivação? O blog em si, que virou meu amigo de desabafos... Digo que é a “menina dos meus olhos”... rsrs... Gosto de escrever! Liberta, me faz bem compartilhar meus pensamentos e ter o feedback dos meus leitore s. Acredite, eles me ajudam muito nesse processo, pois relatam suas experiências e contribuem com suas opiniões...Isso é muito gratificante para mim! Acho que tudo isso faz parte do processo de crescimento, então não poderia ter motivos melhores para continuar escrevendo do que esses...

5 – Lendo textos antigos seus, você estranha a forma como ele foi escrito, como se ele tivesse sido feito por uma completa estranha? 
Até que não! Reconheço-me neles, mas vejo um amadurecimento mui to grande, tanto na escrita quanto na construção dos pensamentos e na minha própria visão acerca de muitas coisas... E essa também é uma forma de perceber a evolução que o próprio blog me ajudou a ter quanto pessoa.

6 – O quanto você expõe de sua vida em seu blog? 
Digamos que o blog é um reflexo de mim, então muito de minha vida está nele! Tenho textos que contam um pouco de minha história; que falam sobre o meu amor, meu marido, meus filhos, minha família... Claro que não fico colocando neles “manchetes” de minha vida, presumindo que isso seja de utilidade e interesse público... rsrs... Quando incluo alg uma passagem de minha vida, procuro apenas usá-la como referência ou exemplo no desenvolvimento do meu texto, aproximando o leitor aos fatos de uma vida comum com a mensagem proposta. Acho que precisamos tomar muito cuidado para não transformarmos o blog em uma “Caras” da vida... rsrs...

7 - Qual a sua opinião hoje sobre blogs? Você se imagina blogando daqui a dez, quinze anos?
Acredito que os blogs, em sua maioria, sejam formas de expressões diversas. Cada um na sua tribo! Há interesse para todos os tipos de assuntos e é isso que torna esse universo da blogosfera tão rico! O que eu penso é que ter um blog é uma oportunidade maravilhosa de troca rmos experiências e contribuirmos com a cultura, levando conhecimentos, entretenimento ou apenas fazendo com que as pessoas reflitam. Há, obviamente, muitas porcarias, mas isso segundo o meu gosto. De qualquer forma, o próprio meio e as pessoas acabam separando naturalmente os que cumprem com suas propostas daqueles que apenas despejam qualquer coisa, sem preocuparem-se com algum tipo de conteúdo. Imagino-me, sim, blogando por muito tempo! Tornou-se parte de minha vida e acho que hoje, de alguma forma, contribuo com as pessoas. Não posso e nem quero interromper isso!

8 – Hoje, blogs são o melhor meio de comunicação? 
Como respondi anteriormente, acredito que seja uma grande oportunidade de levarmos informações diversas. Não sei dizer se é “o melhor” meio de comunicação, mas, certamente, é um meio... O fato de ser uma forma gratuita de se ter uma página na web e mesmo os blogueiros tendo que responsabilizarem-se pelo que publicam em seus blogs, isso acaba sendo uma faca de dois gumes... Mas, ainda acredito que os leitores selecionam e elegem o que acrescenta. Espero! rsrsrs...

9 - Se alguém criticar seus textos, de forma sucinta, porém educada, qual sua reação? Fica triste, irritada, aceita numa boa? 
Acho maravilhoso! Ninguém é dono de verdades e seria muito pretensioso de minha parte acreditar que tudo o que escrevo está correto! Aliás, trabalho numa linha de inúmeras variáveis e as interpretações são de pessoa para pessoa. Fico agradecida com todos os comentários, se jam eles elogiando ou criticando! Não modero nenhum comentário porque justamente acho que todas as manifestações devem ser respeitadas e observadas. Claro que não permito palavras ofensivas e de baixo calão, mas até agora, graças a Deus, nunca me deparei com esse tipo de situação. Recebo críticas e aprendo muito com elas, afinal me fazem rever meu ponto de vista e me colocar na visão da outra pessoa. Isso é troca, interação... E é esse o objetivo, não é?

10 -  Se a modéstia permitir, pode citar qual você considera ser o seu melhor texto? Por favor, coloque um trecho dele aqui: 
Vou ser muito honesta... rsrs...e aí pode até achar pretensão de minha parte, mas gosto de todos os textos que escrevo! São “filhos”, como já mencionei, e fica difícil escolher um. Mesmo porque, cada texto reflete um momento especial qu e vivi ou estou vivendo e valorizo todos! Prefiro deixar as escolhas aos meus leitores!

11 - O que espera transmitir em seus textos? 
Procuro sempre transmitir através de minhas mensagens uma maneira positiva de ver a vida! Quero que as pessoas enxerguem que somos todos iguais, mesmo sendo diferentes... rsrsrs... Ou seja, todos nós passamos por dificuldades! Problemas não são privilégios de poucos coitados e não podemos nos tornar vítimas deles, ao contrário, temos que aprender com eles e descobrir uma forma de tirarmos as melhores lições de cada situação. Quando me coloco na mesma condição, me aproximo das pessoas! Não me torno melhor nem pior do que elas! Costumo escrever meus textos na primeira pessoa do plural, justamente para passar a idéia de que faço parte da maioria que vive as inquietações, indignações, dúvidas, alegrias, amor ou esperança... Sou humana! Tenho defeitos e qualidades como todos e ao refletirmos juntos criamos uma espécie de canal de comunicação que permite uma melhor construção das idéias. Daí a importância dofeedback que recebo nos comentários!

12 – Cite os primeiros filmes que lhe vêm na cabeça. 
Difícil isso porque simplesmente amo cinema! Os filmes me dão inspirações e permitem muitas reflexões. Até mesmo nos chamados “Sessão da Tarde”, aprendemos algo. Os filmes que assisto quantas vezes passarem são: “Um Sonho de Liberdade” – lição de determinação, força, justiça X injustiça, a mizade... “O Entardecer de uma Estrela” – lições dos problemas em família, amor, amizade, decepções, recomeços e construções. Simplesmente maravilhoso esse filme! Recomendo!!! “Tomates Verdes Fritos” – Puxa! Adoro tudo nele, dos atores ao enredo, as lições são tantas que assistindo ao filme nos colocamos no lugar dos personagens facilmente. Difícil não nos emocionarmos! Na linha dos românticos, gosto muito de “Íntimo e Pessoal”, com atuações maravilhosas de Michelle Pfeiffer e Robert Redford. Lembro de uma passagem do filme, onde ele diz que quando a conheceu via que ela queria ser tudo, menos ela mesma. Mostra a importância de sermos quem somos sem precisarmos de máscaras ou subterfúgios para agradar aos outros! Mostra como o amor tem poder de nos fazer enxergar a vida e a nós mesmos! Promove mudanças saudáveis e isso tem muito a ver com o que escrevo! “O Príncipe das Marés” é uma verdadeira sessão de análise para mim! Reflito demais todas as vezes que o assisto (e acho que já foram umas 20! rsrs). Vou parar por aqui, senão essa entrevista vai virar: “Jackie, seus filmes e suas interpretações”... rsrsrs. Tenho muitos filmes que gosto mesmo! Esses são apenas os que me vieram primeiro!

13 – Assiste televisão? Se sim, o que costuma assistir? 
Assisto! Mas gosto de canais de filmes... rsrs...como citei anteriormente, amo e tenho aqui todos os canais de filmes e mais os PPV. Gosto de ver e rever filmes que mexem comigo e de me inspirar com eles! Fora isso, assisto canais de documentários e realities shows... Não assisto às novelas atuais. Estou revendo “Vale Tudo”, que passa no canal Vi va porque é uma das minhas novelas preferidas de todos os tempos e com situações totalmente contemporâneas. Dos canais abertos, quase nada mais!

14 – Uma banda ou cantor que você adoraria ver ao vivo? 
Ontem estava escutando Phil Collins e pensei justamente isso: “poxa, se pudesse ir a um show dele, iria com prazer!”. Mas hoje em dia não sou muito ligada nisso! Evito grandes “muvucas”... rsrs.

15 – Tem tido tempo de ler livros? Qual o último que leu, gostou e recomenda para todos?
Tempo é algo que administro (ou tento) e nem sempre sou bem sucedida... rsrs... Mas leio em intervalos que crio, até mesmo por uma necessidade de ficar sozinha comigo e meus pensamentos. Estou lendo um livro da Lya Luft – “Múltipla Escolha” e dois livros do Dr. Augusto Cury (meu grande guru) que ganhei – “T reinando a Emoção para Ser Feliz” e “Nunca Desista de seus Sonhos”. Sei que é complicado ler assim simultaneamente, mas cada um oferece mensagens diferentes para os momentos que vivo. Gosto de ler e reler as partes que mais me identifico ou que me fazem refletir profundamente. Fora isso, li “Eclipse” da Saga Crepúsculo... rsrs e posso dizer que curti muito essa sessão “desencanada”.

16 - Especialistas dizem que não demorará muito para acontecer a transição do livro impresso para o eletrônico. As vendas de leitores digitais, como o Kindle, crescem desde 2007 e a tendência é que ele se torne popular em vários cantos do mundo. Você acha que se acostumaria com este novo formato ou ainda prefere a leitura tradicional impressa? 
Bem, acostumar, a gente acaba se acostumando com tudo na vida, principalmente se forem situações irreversíveis. Agora, ainda prefiro o bom e velho livro impresso. Gosto de carregá-lo para onde quero, seja na minha cama, praia, piscina ou até no banheiro... rsrs... A tela do computador chega uma hora que cansa, além de (para mim) não provocar a mesma emoção de segurar um livro! Sem falar que não ficaria à vontade em levar meu note ao banheiro... rsrs.

17 -  A melhor coisa em escrever: 
O fascinante na escrita é que podemos dar asas aos nossos sonhos, desejos ou simplesmente traduzirmos sentimentos. Gosto muito de Fernando Pessoa e vejo a liberdade que ele encontrava na escrita, pois se permitia ser várias pessoas ao mesmo tempo. Escrevia com sentimento, não importando “quem” ele se autodenominava naquele momento. Muitas pessoas (mas muitas mesmo!) usam a escrita para serem o que gostariam, como manifestação de uma vontade não realizada ou até mesmo frustrada. E muitas delas se tornam excepcionais no próprio “eu” que revelam quando escrevem. Eu gosto da comunicação! Já dizem que o papel aceita tudo, não é? No nosso caso, a tela do computador aliada ao teclado são armas poderosas... para o bem ou mal... Prefiro pensar que as uso para o bem... à mim e aos outros!

18 – Seus heróis na vida real: 
Sem titubear: MEU MARIDO!!!

19 – Seus heróis na ficção: 
Nunca fui de eleger um herói fictício. Se perguntasse isso aos meus filhos, diriam na hora: Homem Aranha! hahahaha... Mas eu ainda prefiro os heróis reais, que fazem acontecer dentro da realidade e capacidade humana! Os problemas e as dificuldades da vida precisam ser resolvidos dentro das limitações de cada um, e é isso que nos faz heróis mais interessantes!

20  O que gosta de fazer no seu tempo livre? 
Gosto de curtir minha casa, família e minhas “coisas”. Gosto de não ter grandes compromissos e só faço o que tenho vontade. Algumas vezes nem quero fazer nada! E acho isso muito bom!

21 – Todos possuem um momento na adolescência ou na infância em que pagou um grande mico. Poderia compartilhar este mico conosco?
Nossa, passei por vários! Mas teve um que nem foi na infância ou a dolescência. Faz mais ou menos uns nove anos... rsrs. Fui a um restaurante com meu marido e perguntei à garçonete que nos atendia, de quantos meses ela estava grávida. Ela me respondeu: “Não estou!”. Nem preciso dizer que quase me enfiei debaixo da mesa, né? Hahahahaha... Abafa o caso! Hahahahahaha.

22 – É uma mulher cheia de fobias e anseios ou se considera uma pessoa relaxada e tranqüila? 
Se você perguntar isso ao meu marido ele vai responder na hora: “A Jackie é a neura em pessoa!”. Tenho neuras diversas: porta de carro destravada, janelas abertas, sinais fechados... Mas isso é uma fobia ou um trauma que adquiri após ser seqüestrada e, desde então, tenho verdadeira neura com esses detalh es. Sou daquelas que volta, antes de sair, para certificar se as portas de casa estão trancadas. De relaxada não tenho nada! Tenho neura com segurança, principalmente quando envolve minha família!

23 – É uma pessoa otimista ou pessimista em relação à vida? 
Otimista, sempre! Sou prova viva de que se acreditarmos e tivermos fé, as coisas acontecem para o melhor.

24 – Sua opinião sobre o ser humano:
Acho que o ser humano ainda está engatinhando em termos de evolução. Possui uma riqueza interior magnífica, mas, infelizmente, a explora muito pouco! Acaba canalizando suas energias para aquilo que não o leva necessariamente à evolução. Ainda precisa aprender muito sobre convívio, respeito e até mesmo sobre o amor. Desconhece as leis que regem o universo e até mesmo a própria existência e se deixa contaminar facilmente pela vaidade e egoísmo. Encontramos pérolas, claro! Mas elas são ainda minoria. Uma das coisas que tento “dizer” em meu blog é isso: todos nós temos as mesmas ferramentas, basta apenas sabermos como e para quê usá-las. Mas, ainda acredito nessa evolução macro e o que depender de mim ela acontecerá. Quero estar atenta e poder contribuir. Tudo começa na consciência individual e depois parte para a coletiva! Dentro da minha linha otimista, vou acreditar. Se não nos outros, ao menos em mim mesma!

25 – Uma frase: 
Tenho duas! “Ninguém me faz bem ou mal a menos que EU permita” e “As pessoas são o que permitimos que elas sejam”.

Bruno, muito obrigada pelo convite e por poder participar desse seu projeto. São oportunidades como essa que nos permitem mostrar que somos pessoas normais e que temos vida além do blog ou das redes sociais. O que nos diferencia uns dos outros está além dos atributos físicos. São as experiências que vivemos e nos permitimos trocar. São as chances que nos damos de crescimento. E é isso que nos aproxima das pessoas, fazendo-nos mais reais do que virtuais! Grande beijo!!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Entrevista - Della coelho


1 - Nome: DELLA COELHO

2 - Página na web: www.dellacoelho.blogspot.com
3 – Aniversário: 19 de junho de 1971

4 – Ser professora e estar ao lado de pessoas jovens que utilizam a internet com maior frequência, foi o que a inspirou criar um blog, ou foi por uma razão diferente?
Foi por outra razão. Eu criei meu Blog como quem cria um diário ou o próprio quarto. Ali é meu lugar, então decoro do jeito que eu achar melhor. As músicas que gosto, as poesias que expressam minha alma... enfim, eu posso adaptar uma frase conhecida e  dizer: "Meu Blog, meu Mundo!"
5 – Qual a maior dificuldade no início?
 Saber como "incrementá-lo" e para isso meus alunos me ajudaram muito. Inclusive otemplate( nem sei se o termo está correto) foi meu querido aluno Jean que o criou para mim, um belo presente dele.
6 - Que tipo de blogs gosta de visitar. De humor, política, poemas... 
Todos os tipos, depende do momento; embora eu tenha pouco tempo para navegar na internet. Inclusive, eu adoro seus textos, sinto falta deles, eu e meus alunos rimos muito com a crônica do Ateu.

7 - Qual a importância do seu blog na sua vida? Ou é apenas um hobby?
 Meu Blog é como meu diário, ali você conhece verdadeiramente a Della. Eu sou o meu Blog.
8 – Qual a sua opinião hoje sobre blog's? Você se imagina blogando daqui a dez, quinze anos?
 Eu adoro Blogs, assim como adoro livros, filmes; é mais uma opção para nos informarmos, nos divertirmos e conhecer mais o mundo ao nosso redor. No futuro, espero ter mais tempo e rapidez para conseguir visitar muitos sites que hoje ainda não consigo e ter mais conhecimento e talento para criar poemas melhores.  
9 - Se alguém criticar seus poemas, de forma sucinta, porém educada, qual sua reação? Fica triste, irritada, aceita numa boa?
 JAMAIS ficaria irritada. Nem mesmo se forem ríspidos. Recebo críticas às vezes e a única coisa que devo fazer e faço é RESPEITAR a opinião de cada um! Quando nos expomos de alguma forma,  damos espaço para opiniões diversas. Se não quero opiniões diferentes, então não posso deixar ninguém comentar. Se deixo, DEVO respeitar as opiniões.
Se houver algum comentário com palavras grosseiras que possam ferir meus leitores, então  deletarei a mensagem. Mas se a crítica for "ruim" somente a mim, respeitarei, não deletarei nem ficarei "inimiga"de tal pessoa. Isso seria ridículo e muito infantil da minha parte. Se isso servir de consolo a quem não gosta de críticas, muitos odeiam Machado de Assis; cada um tem um gosto  e tenho de respeitar.
Leciono ensinando os meus alunos a terem opiniões próprias e se expressarem sem medo. Como poderia me indispor com alguém que disse o que pensa ?! Se isso acontecesse, deveria pedir demissão do meu cargo de PROFESSORA.

10 -  Se a modéstia permitir, pode citar qual você considera ser o seu melhor poema? Por favor, coloque um trecho dele aqui:
Olha, Bruno, minha melhor obra é um texto dramático ( teatro). Ele se chama ALMA TEMEROSA.  As cores é que indicam a fala dos personagens. Nossa, eu o acho formidável, modéstia à parte.

ALMA TEMEROSA
Céus, que desespero é esse que consome teu leito?
  Que domina teus espaços...

- Comanda as Flores que a ele falo!

- ...Tritura sem compaixão este já cansado ancião.
  Gritar silenciosamente na semiescuridão
  ainda agarrada a frágeis cordas
  que da sombria imensidão
  salvam Almas Temerosas.

11 -  Pode falar um pouco dos livros que lançou, “Migalhas Floridas” e “Moinho de ilusões”
Moinho de Ilusões é a menina de meus olhos. É um romance e está à disposição para ser baixado no meu blog. Ele é tão especial que não quero ganhar um centavo com ele, tiraria o objetivo do livro. Eu o publiquei pelo Clube de Autores para o caso de alguém preferir imprimi-lo. Neste caso, o leitor pagará somente o preço que a editora cobra, assim como o nosso Pensamentos.com.
O livro Migalhas Floridas foi feito especialmente para o Sarau realizado pelos alunos da ETEC de Presidente Venceslau- SP. Trata-se da reunião de diversos poemas meus sendo que a maioria foi declamada pelos alunos desse estabelecimento no Sarau feito por eles. Esse acontecimento foi outro grande presente que a vida me deu!
12 – Para você, quais as qualidades que um bom poema deve possuir
Difícil explicar, não há um modelo, mas todo bom poema foi trabalhado pelo Poeta. Isso é fundamental, tem-se a emoção, no entanto ela é filtrada, trabalhada. Assim como o pintor cria com as cores e linhas, o compositor harmoniza as notas, o poeta trabalha as palavras de forma a produzir algo único, singular. Isso é o início, sem isso é impossível obter qualidade. Junto ao trabalho finalizará a poesia o talento do escritor.

13 – Pode citar uns filmes que você gosta, mas que a maioria não badala tanto ou nem mesmo assistiu? 
 Aff...tudo bem!!! Vou contar algumas curiosidades. Eu adoro filmes, assisti os clássicos, comédias etc. Mas alguns são muito especiais para mim, embora para muitos sejam filmes bobos até.
Vou citar os mais importantes e que sempre conversam comigo. Isso mesmo, o filme FALA comigo.
Suplício de uma Saudade-  primeiro a música dele tornou-se a música da minha vida, depois eu assisti o filme e o achei maravilhoso.
Titanic- assisti mais de 25 vezes.
Moulin Rouge- assisti umas 10 vezes.
O Feitiço de Áquila- eu me apaixonei por ele pelo cartaz do filme e ele é simplesmente maravilhoso.
Talvez algum dia. - Este filme marcou a minha vida, conta a história de uma menina de 13 anos e eu o assisti exatamente quando tinha 13 anos. PENSA!!!
Encantada - eu o descobri há uma semana e já assisti 3 vezes.
Sou doente pela Julia Roberts, assisti todos dela. Mas o mais marcante  foi "O casamento do meu melhor amigo."
Louco por Você - é simplesmente demais!
Tropa de Elite II - este filme teve uma importância muito grande para nosso país. Ele foi um preparo para o que viria a seguir no RJ. Eu o assisti no cinema e mal conseguia ver as cenas, chorava o tempo todo. Via estampada na tela a realidade do nosso Brasil e ali eu não tinha esperança de melhora. Foi muito bom  ver o que aconteceu no morro do Alemão depois, neste caso chorei de alegria.
Cowboy do Asfalto - para mim ele é muito importante. O beijo, quando eles estão dançando, é o melhor beijo do mundo!!!!
14 – Assiste televisão? Se sim, o que costuma assistir?
 Sim, assistimos muito a Canção Nova aqui em casa, é uma benção e mudou a nossa vida para melhor milagrosamente. Mas também adoro jornal, filmes, desenhos e  novela! Agora então voltou a novela mais linda do mundo- O CLONE!!! ( Ela também fala comigo kkkk)
 15 – Qual seu estilo de música preferido?
 Isso é difícil dizer. Gosto desde Tonico e Tinoco a Mozart. Depende. Mas as músicas da minha vida são duas: Love is a Many Splendored Thing e Complô do Amor.
16 -  Poetas favoritos?
 São muitos, leio bastante e gosto de quase todos, mas aprecio mais os clássicos . Embora leia diversos poetas estrangeiros, prefiro os que escrevem em Língua Portuguesa por causa do ritmo que lerei no original, na tradução perdemos muito. 
Ultimamente o que mais tenho lido  são estes:  Florbela Espanca, Camões, Castro Alves,  Álvares de Azevedo, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Sonetos de Shakespeare, Manoel de Barros, Rita Apoena, Luciano Esposto... esses dias li um poema de cair o queixo. Muito lindo mesmo! Foi na casa da Poesia, é de uma poeta chamada Márcia Fernandes Vilarinho Lopes.
17 -  Seus heróis na vida real
 Primeiro lugar DEUS- Pai, Filho e Espírito Santo!  Os santos são meus heróis também, o Papa João Paulo II, meu pai Dagmar, minha mãe Nair, minha mãe Silvia, minha santa mãe Maria ( Nossa Senhora), minha madrinha (linda) Nilza. Vejo como heróis também minha amiga-mamy Vivaine e meu amigo Luciano.
Meus eternos professores Dora, Zé Carlos, Maria Célia, Maria Adélia, Katia , Horácio e todos que não daria para citar aqui.
As Forças Armadas que sempre defenderam a nossa pátria e são exemplos para mim e minha família ( Embora não tenha nenhum vínculo com militar , três filhos meus estudam no Colégio Militar de Campo Grande após se esforçarem muito para ingressarem lá). Também são heróis os Policiais sejam  militares ou civis. E, principalmente, os BOMBEIROS!!!! O meu "MUITO OBRIGADA" a estes senhores que arriscam a vida para nos proteger e salvar!!!

 18 – Seus heróis na ficção
 Ivanhoé, January, katherine. Esses são os principais.
19 – O que gosta de fazer no seu tempo livre?
 Gosto de fazer o que der  vontade na hora!!! Isso é o bom de ter um tempo livre!!! Muitas vezes eu faço é NADA, fico curtindo minha família, minha casa. Às vezes leio e , principalmente, deito na rede, na varanda de casa.
20  Todos possuem um momento na adolescência ou na infância em que pagou um grande mico. Poderia compartilhar este mico conosco?
 Olha, não me lembro de nenhum mico em especial. Mas eu tinha um problema que me fazia passar muita vergonha- eu caía demais!!! E normalmente esses tombos eram na frente do menino que eu amava- EU QUERIA MORRER!!!
21 – Qual seu maior defeito:
Quando eu brigo com meus filhos, eu falo demais e em voz alta. Estou tentando mudar isso, vou conseguir se Deus quiser.
22 – É uma mulher cheio de fobias e anseios ou se considera uma pessoa relaxada e tranquila?
Hoje me considero tranquila como eu nunca fui. Tinha muitos medos , mas isso a fé me curou. Enfrento um frio na barriga em elevadores e , se puder, não piso em um avião. São medos naturais hoje, vivo uma vida tranquila e feliz com as pessoas que eu amo e que me amam.
23 – É uma pessoa otimista ou pessimista em relação à vida?  OTIMISTA DEMAIS!!! Para mim tudo é possível!!! E tudo pode dar certo!!! E sempre dá, de um jeito ou de outro, as coisas sempre ficam bem.


24 – Coisas que gostaria de fazer antes de morrer:
Eu gostaria de saber, aqui nesta  realidade, qual é o sabor de um beijo de Amor Verdadeiro.
25 – Uma frase: 
DEUS FAZ TUDO BOM E PERFEITO.
A explicação está aqui . Eu acredito verdadeiramente nisto e Deus nunca me faltou!!!

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Entrevista - Neusa Fiesta

1 - Nome: Neusa Fiesta

2 - Página na web:  Deep in Fiesta
     http:// www.deepinfiesta.com

3 - Cidade em que nasceu: São Paulo


4 – Qual sua profissão: Assistente Social



5 - Quando e porque resolveu criar o seu Blog?

Em 01/01/2010 resolvi criar um blog  para distrair-me; sentia-me entendiada por ser moradora recente em uma cidade onde não conhecia ninguém- Rio de Janeiro. Blogava para mim mesma , para ocupar o tempo e espantar a solidão; hoje blogo para os amigos virtuais que fiz, para meus leitores.

6 - Blogs que gosta de visitar: 

São tantos...que sinto receio deixar de mencionar algum. Posso dizer que, inicialmente, visitava mais blogs a respeitos de dicas para novos blogueiros; hoje estou bem mais eclética: visito desde blogs de poesias até blogs de humor, passando por blogs de dicas de saúde , beleza, auto-ajuda, notícias, política, crônicas etc

7 - Qual a maior dificuldade no início?

A minha maior dificuldade no início foi aprender a utilizar as ferramentas necessárias para a criação e divulgação de um blog . Palavras como SEO, widget,  meta-tags, keywords,etc, soavam totalmente estranhas para mim. Aos poucos, por tentativa e erro, consegui aprender o suficiente para, pelo menos, manter o blog no ar.

8 - O tema de seu blog hoje, mudou muito em relação aos assuntos que pretendia tratar nos primeiros posts?

Mudou, sim. O enfoque do Blog, inicialmente, era levar o leitor a perceber que há várias maneiras de propiciar-se bem-estar e uma melhor qualidade de vida. Assim, abordava temas direcionados à exploração de  capacidades artísticas e criativas, com vistas à minizar o estresse da vida moderna. Fazia posts sobre :  artesanato, cantoterapia,  aromacologia, cosmética artesanal etc . Quando chegou a Copa do Mundo 2010 , senti vontade de falar sobre futebol; depois, durante o período eleitoral, quis falar sobre política...Aí, os temas ficaram bastante diversificados.

9 - Preocupa-se  com a quantidade de visitas?

Creio que todo o blogueiro se preocupa com a quantidade de visitas; uns mais outros menos.

10 – Quanto tempo em média passa conectada a internet?

Cerca de 6  horas por dia!

11 – Tem receio de escrever sobre algum assunto em particular com medo de opiniões contrárias de seus leitores?

Absolutamente! Sou uma pessoa extremamente franca e jamais deixaria de dizer algo que penso por eventuais opiniões contrárias às minhas.

12 - Tem uma postagem sua favorita?

Minha postagem favorita foi justamente uma das que me deu mais trabalho para fazer,  mas cujo resultado ficou muito interessante. Explico melhor:
Às vésperas da Copa do Mundo, irritada com a escalação de Dunga, escalei meu próprio time para ir à África do Sul; um time que eu jugava seria campeão: um time de perfumes! Isso mesmo: perfumes!
Procurei as características de cada fragrância e tracei um paralelo com o desempenho que cada  jogador precisa ter em campo, dependendo de sua posição. Assim, selecionei o Goleiro, o Capitão do Time, os Zagueiros, os Meio-Campistas, os Atacantes e até o Banco Reserva...Para isso, levei em conta desde aqs notas que compõem cada fragrância até as condições climáticas da África do Sul! Foi de lascar; porque associar aroma à toque de bola, não é tarefa fácil!

13 – O bom e o mau de ter um blog.

O bom é poder liberar sua energia através da escrita; é ter um canal para expressar-se , é  exercitar seus neurônios, digamos assim. O mau é passar horas sentada à frente de um monitor .É arriscar-se a desenvolver  os problemas relacionados ao sedentarismo como: dores nas costas , ganho de peso e outros; sem falar em 'vista cansada', LER  etc

14 - Você gosta de Cinema e de Televisão? Se gosta, o que costuma assistir?
Eu adoro cinema e sou uma verdadeira cinéfila! Ficaria difícil  relacionar os meus filmes favoritos;  prefiro mencionar alguns dos meus cineastas favoritos:    Ingmar Bergman, Roman Polanski, Alfred Hitchcock, Bernardo Bertolucci, Steven Spielberg, Akira Kurosawa, François Truffaut, dentre outros  .

Eu não gosto de programas de TV. Antigamente,  gostava de assistir  uma série que não é mais transmitida: E.R.  Hoje assisto às  edições de American Idol e, um episódio ou outro de CSA , Law & Order e House.

15- Gosta de ler? Quais os livros que já leu e que ficaram em sua  memória?

São muitos, pois sou uma leitora contumaz...   Então, mencionarei apenas um: O Pequeno Príncipe de Saint-Exúpery

16 - Que tipo de música você curte; cite suas preferidas .

Nossa! Agora ficou bem difícil... Sou muito eclética; gosto desde Noel Rosa até Led Zeppelin! Além disso, sou apaixonada por canto, adoro cantar! Bem...vou mencionar alguns clássicos que me vêm à mente:

Atrás da Porta - Chico Buarque
De Tanto Amor-  Roberto Carlos
Oceano - Djavan
Você é Linda- Caetano Veloso
Wave- Tom Jobim
Another Brick In The Wall -  Pink Floyd
Born To Be Wild  - Steppenwolf
Hotel California-  The Eagles
How Deep Is Your Love -The Bee Gees
I'll Be There- The Jackon's Five
Johnny B. Goode-  Chuck Berry
Love of My Life- Queen
Mrs. Tambourine Man-  Bob Dylan
On My Own-  Irene Cara
The Tracks Of My Tears-  Smokey Robinson & The Miracles
Unchained Melody e You’ve Lost That Lovin’ Feelin’ - Righteous Brothers
Yesterday,  Eleanor Rigbi , In my life-  The Beatles

17 – Qual considera ser a principal virtude que uma pessoa possa possuir?

Bondade associada à sabedoria

18 - Qual seu maior defeito?

O meu maior defeito é ser perfeccionista.

19 - Sua idéia de felicidade:
Poder estar ao lado de quem amamos .


20 – Corajosa ou medrosa ?

Muito corajosa, verdadeira guerreira! rsrs  A única coisa da qual tenho medo é de sentir medo!

21 – Um arrependimento:

Não ter aproveitado melhor a minha adolescência por ter-me iniciado cedo demais no mercado de trabalho.

22 - Uma coisa só, para fazer antes de morrer: 

Conhecer todos os países do mundo!

23 – Uma frase:

"O que mais preocupa não é o grito dos corruptos, dos violentos, dos desonestos, dos sem caráter, dos sem ética. O que mais preocupa é o silêncio dos bons."  Martin  Luther King

24 – O que pensa do ser humano?

Adoro gente, pessoas! Creio na amizade, no ser humano e respeito aqueles que não acreditam e não gostam das mesmas coisas que eu. Mas eu sou instransigente e não aceito pessoas que não respeitam o seu próximo, pessoas injuriosas, maledicentes e invejosas. Dessas pessoas eu só quero distância!

25- Há algo que gostaria de acrescentar?

Quero acrescentar que senti-me lisonjeada por ter sido escolhida  para esta entrevista. Obrigada Bruno, pela oportunidade, e um grande abraço!



domingo, 9 de janeiro de 2011

Entrevista - Mary miranda





Nome: Mary Miranda

Aniversário: 26 de dezembro

Cidade em que nasceu: Nova Iguaçu

Página na web:

Fatos de Fato (http://marymiranda-fatosdefato.blogspot.com)



Blogs que gosta de visitar:

Tantos... Seria injusta citar apenas alguns!...
Mas não abro mão, nunca, de ler os dos amigos; priorizo a amizade
sempre, pouco importando o estilo de escrita deles.


Como surgiu seu interesse em criar um blog –

Começou por causa de um sujeito chamado Zeca Camargo (ele mesmo, o
apresentador do 'Fantástico'!) que mostrou, através de sua página no
G1,  que blogs poderiam ser inteligentes, e os blogueiros poderiam dar
a 'cara a tapa', falando sobre o que gostam, o que querem, mostrando a
opinião pessoal sobre diversos temas.



Crê que seu blog esteja colaborando com algo tão grande quanto a Internet?

Sou blogueira há 2 anos e tomara que eu esteja colaborando com uma
internet, no mínimo, ética!


Qual a maior dificuldade no início?


Hum... Pergunta traumática! (risos)
Assim, a dificuldade inicial principal é formar um público que retorne
ao blog, independentemente do tema que se enfoque, e isso leva tempo!
Até você provar que você tem mais a oferecer do que um simples post
que o internauta ocasional veio ler, haja paciência!
Mas nada que um bom site indexador de blogs como o diHITT
(www.dihitt.com.br) para 'mixar' blogueiros e leitores, fazendo os
editores de blogs mostrarem seus trabalhos e formar público leitor e
também, amigo.
Sem contar a própria inexperiência natural, de você não saber bem como
direcionar seu trabalho...


Tem uma postagem sua favorita?


Sim, eu seria mentirosa se dissessse que não!
Dentre os muitos textos que adorei escrever, destaco os poemas
"Algemas do disfarce", "Um  Cavalheiro Real para uma Dama Sonhadora"
e "Entre letras e Letras". Também  as crônicas "A Cidade", "Todo ser
humano é sexy", "Barack Obama, o presidente gente", "Sentindo o
sentido da palavra" e a série que eu opinava sobre os desenhos
animados ( quatro partes), cujo título era  "Ideologia dos desenhos
animados".


Tem uma dica para blogueiros iniciantes?


A dica maior é que eles não desistam só porque não receberam leitores.
No início dá vontade de chorar quando você vê seus posts "às moscas",
sem saber quem leu ou deixou de ler...
E a outra é que o próprio blogueiro tem que saber o que ele quer!
Quer compartilhar ideias? Quer falar de futebol? Aceita críticas construtivas?
Tudo isso tem que estar bem claro dentro de sua mente.
E, é claro, o português tem que ser o mais próximo possível do aceitável.
Ninguém está aqui para ser vigilante gramatical de blogs, mas há uns
erros gritantes que saltam às vistas e confesso que eu sou bem enjoada
nisso...
( Desculpem, mas antes de ser blogueira, sou professora de português.
Por favor, sejam compreensivos comigo! rsrs)





Melhores e piores momentos num blog - 

Uma das melhores, com certeza, foi o recebimento do primeiro selo de
reconhecimento.
Lembro que eu ficava 'babando' nos blogs dos amigos sobre aqueles
selinhos, que eu nem sabia para que serviam, mas percebia que deixava
a galera toda prosa!
Então, minha queridíssima amiga, a Sol, do blog Flores e Pérolas
(http://floresepérolas.blogspot.com) me presenteou logo com dois!
Depois disso, perdi a conta dos que vieram...
E a quantidade de amigos que tenho feito, gente que me alegra o
coração, em todos os sentidos (não me peça para enumerá-los; seria
injusta com algum!).
Volta e meia eu vivencio momentos inesquecíveis com o Fatos de Fato...
O pior momento é apostar todas as fichas num post, e ver que quase
ninguém deu-lhe o valor merecido.
Fico um tanto frustrada quando isso ocorre...




Cite seus favoritos(Pode citar mais do que um):

Filme -

Poxa, esse quesito tenho que separar por estilo! (risos)
Adoro 'trailers'( aqueles de suspense bem suspense!), como "Seven - Os
sete crimes capitais", "O silêncio dos inocentes" e "Instinto
selvagem";  dramas e/ou românticos: "Em algum lugar do passado",
"Forrest Gump - O contador de histórias", "Perdas e danos", "Tudo por
amor" e "Ghost - do outro lado da vida"; filmes estilo 'cadeia' (não
sei até hoje a definição desse tipo de ficção!): "Um sonho de
liberdade", "Alcatraz- fuga impossível", "Condenação brutal" e "Ninho
de cobras"; épicos (sobretudo os medievais): Todos que vi!  Mas vou
tentar listar: "As brumas de Avalon" (minissérie), "Scalibur",
"Lancelot", "A lenda do cavaleiro sem cabeça", "Conan, o bárbaro",  "O
morro dos ventos uivantes", "A época da inocência", sem contar aqueles
seriados de TV, "Xena", "Hércules" e "Crossbow- As aventuras de
Guilherme Tell"; comédia: quase tudo com o Eddie Murphy e Ben Affleck
( ou seria Adam Sandler? rsrs); nacionais: "Central do Brasil", "Tropa
de elite", "Se eu fosse você 1 e 2", "Cidade de Deus", "O auto da
Compadecida", "Espelho da carne" (pouco reverenciado, infelizmente!),
"Olga" e "Cazuza - O tempo não pára"; clássico: o clássico dos
clássicos "Ben-Hur". Esse dispensa qualquer definição...

Programa de tv  -

Novelas! (podem me apedrejar, mas me amarro naquelas palhaçadas
novelísticas! rsrs), "Programa do Jô", "Sem censura", "Junto e
misturado" (aquele do Bruno Mazzeo), qualquer programa do canal Futura
e... desenhos animados (não espalha, só contei pra você! rsrs).

Livro -

Meu Deus! Assim não vale, a lista vai ficar enorme...
Espertamente, vou escolher por autores favoritos,assim  fica um pouco
mais fácil...
Colleen McCullough: "Pássaros feridos", "Uma obsessão indecente" e "Tim";
Clarice Lispector: "Felicidade clandestina", "A maçã no escuro",  "Uma
aprendizagem ou o livro dos prazeres" e "A hora da estrela" (vale
conferir também o filme baseado na obra!);
Machado de Assis: "Quincas Borba", "Memórias póstumas de Brás Cubas",
"O alienista" e o conto "A cartomante";
José de Alencar: "Iracema", "O guarani"  e "Lucíola";
Sérgio Sant'Anna: "O monstro";
Agatha Christie: "Os quatro grandes", "Os elefantes nunca esquecem" e
"Um gato entre os pombos";
William Shakespeare - "Hamlet", "Otelo" e "A megera domada";
Milan Kundera: "A insustentável leveza do ser";
Pedro Bandeira: "A droga da obediência" (apesar de voltado para o
público infanto-juvenil, essa obra tem uma lição fantástica!).
E tantos outros autores maravilhosos e suas obras mágicas...

Música -

Esse ítem é quase IMPOSSÍVEL  citar nomes!
Ataco logo os ídolos e pronto! (risos)
Scorpions: Quase tudo!
Lulu Santos: Quase tudo!
Rita Lee: Quase tudo!
U2: Idem!
E daí vem Chico Buarque, Caetano Veloso,  Lenine, Marisa Monte, o
BRock (Pitty, Capital Inicial, Titãs, Charlie Brown Jr, Kid Abelha, Lobão,
etc,etc,etc.)
Curto tudo que me agrade aos ouvidos, mas o meu estilo musical mais
pulsante é o rock.


Autor:

Em se tratando de livro, meus autores favoritos são Clarice Lispector
e Colleen McCullough, mas se for novela, adoro Gilberto Braga. Suas
crônicas urbanas são "na veia", embora Ivani Ribeiro tenha deixado
saudades...

Possui algum herói artístico:

Amo Scorpions!
Sou fanzaça deles como músicos e pessoas públicas.



Corajosa ou medrosa:
Todo mundo tem medo...
Por exemplo, não curto muito altura! ...



Coisas que gostaria de fazer antes de morrer:

Tantos!
Sou uma 'Dama Sonhadora', como diz o título de um dos meus poemas! (risos)
Um deles é conhecer Klaus Meine, vocalista da banda Scorpions (aliás,
gostaria de conhecer a banda inteira!).



Uma mania:

Roer unha (que vergonha! rsrs) e dormir com o ventilador ligado,
esteja calor ou frio!

Frase:

Essa do Roosevelt, é minha frase de ordem:

"Muito melhor é ousar grandes feitos, ganhar gloriosos triunfos, mesmo
salpicados de falhas, do que se alinhar com aqueles pobres espíritos
que nem se alegram muito nem  sofrem muito, porque eles vivem no
crepúsculo cinzento, que não conhece vitória ou derrota."
( Theodore Roosevelt )


Como se definiria:


Sou tão simples, mas tanto, que chego a me perguntar se estou sendo
sincera comigo mesma! ( risos)
Gosto da natureza, da minha bicharada, das pessoas...
Sou tranquila, não 'embaço' com bobagem! (Já fui assim; melhorei bastante!)
É  muito complicado explicar a alguém como se é de verdade...
Um adjetivo que poderia me definir bem é: leal.
Costumo trazer as pessoas que gosto muito  'no bolso e no coração'.
Ah, também sou daquelas que se preocupa com tudo!
Com coisas bobas, com coisas mais complicadas...
Resumindo: sou do bem!



Eu gostaria de ressaltar que adorei responder às perguntas e de ter
sido a primeira entrevistada do blog!
Uma honra para mim! Muito obrigada!
Bruno, muito sucesso nessa sua nova iniciativa!!!!
Não poderia perder a oportunidade de expor aos leitores que sou uma
das blogueiras que teve a felicidade de ver um dos seus escritos
integrando o livro 'Pensamentos.com', ideia magistral do mesmo Bruno
Machado, o editor desse blog.
Um grande abraço a todos!