segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Entrevista - Jackie freitas

1 - Nome: Jackie Freitas

 
3 – Como surgiu, não somente a idéia de criar um blog, mas também o tema do qual você escreveria? 
A idéia surgiu após uma necessidade de “desabafar” o s meus sentimentos, inquietações e até para aliviar a solidão que sentia numa cidade nova (Curitiba), longe de minha família e amigos... Estava passando por um processo de “desintoxicação” e libertação. Acho que boa parte das pessoas que me acompanha em meu blog sabe que fui dependente de um vício que causou muito mal a mim e à minha família, então, estar ali, sozinha, era uma chance de renascimento... Por isso criei o Fênix, cuja simbologia representa pessoas que morrem em algum momento, mas que renascem mais belas e fortes para uma nova vida! O tema surgiu a partir do momento que pensei poder compartilhar com outras pessoas os mesmos problemas e, dessa forma, trocar experiências para me fortalecer e, se possível, ajudar aos outros que, assim como eu, encontravam-se perdidos e desejando um recomeço melhor e feliz.

4 – Quanto tempo de existência tem seu blog? O que ainda lhe motiva a escrever e atualizá-lo? 
Em março fará seu primeiro aniversário! A minha motivação? O blog em si, que virou meu amigo de desabafos... Digo que é a “menina dos meus olhos”... rsrs... Gosto de escrever! Liberta, me faz bem compartilhar meus pensamentos e ter o feedback dos meus leitore s. Acredite, eles me ajudam muito nesse processo, pois relatam suas experiências e contribuem com suas opiniões...Isso é muito gratificante para mim! Acho que tudo isso faz parte do processo de crescimento, então não poderia ter motivos melhores para continuar escrevendo do que esses...

5 – Lendo textos antigos seus, você estranha a forma como ele foi escrito, como se ele tivesse sido feito por uma completa estranha? 
Até que não! Reconheço-me neles, mas vejo um amadurecimento mui to grande, tanto na escrita quanto na construção dos pensamentos e na minha própria visão acerca de muitas coisas... E essa também é uma forma de perceber a evolução que o próprio blog me ajudou a ter quanto pessoa.

6 – O quanto você expõe de sua vida em seu blog? 
Digamos que o blog é um reflexo de mim, então muito de minha vida está nele! Tenho textos que contam um pouco de minha história; que falam sobre o meu amor, meu marido, meus filhos, minha família... Claro que não fico colocando neles “manchetes” de minha vida, presumindo que isso seja de utilidade e interesse público... rsrs... Quando incluo alg uma passagem de minha vida, procuro apenas usá-la como referência ou exemplo no desenvolvimento do meu texto, aproximando o leitor aos fatos de uma vida comum com a mensagem proposta. Acho que precisamos tomar muito cuidado para não transformarmos o blog em uma “Caras” da vida... rsrs...

7 - Qual a sua opinião hoje sobre blogs? Você se imagina blogando daqui a dez, quinze anos?
Acredito que os blogs, em sua maioria, sejam formas de expressões diversas. Cada um na sua tribo! Há interesse para todos os tipos de assuntos e é isso que torna esse universo da blogosfera tão rico! O que eu penso é que ter um blog é uma oportunidade maravilhosa de troca rmos experiências e contribuirmos com a cultura, levando conhecimentos, entretenimento ou apenas fazendo com que as pessoas reflitam. Há, obviamente, muitas porcarias, mas isso segundo o meu gosto. De qualquer forma, o próprio meio e as pessoas acabam separando naturalmente os que cumprem com suas propostas daqueles que apenas despejam qualquer coisa, sem preocuparem-se com algum tipo de conteúdo. Imagino-me, sim, blogando por muito tempo! Tornou-se parte de minha vida e acho que hoje, de alguma forma, contribuo com as pessoas. Não posso e nem quero interromper isso!

8 – Hoje, blogs são o melhor meio de comunicação? 
Como respondi anteriormente, acredito que seja uma grande oportunidade de levarmos informações diversas. Não sei dizer se é “o melhor” meio de comunicação, mas, certamente, é um meio... O fato de ser uma forma gratuita de se ter uma página na web e mesmo os blogueiros tendo que responsabilizarem-se pelo que publicam em seus blogs, isso acaba sendo uma faca de dois gumes... Mas, ainda acredito que os leitores selecionam e elegem o que acrescenta. Espero! rsrsrs...

9 - Se alguém criticar seus textos, de forma sucinta, porém educada, qual sua reação? Fica triste, irritada, aceita numa boa? 
Acho maravilhoso! Ninguém é dono de verdades e seria muito pretensioso de minha parte acreditar que tudo o que escrevo está correto! Aliás, trabalho numa linha de inúmeras variáveis e as interpretações são de pessoa para pessoa. Fico agradecida com todos os comentários, se jam eles elogiando ou criticando! Não modero nenhum comentário porque justamente acho que todas as manifestações devem ser respeitadas e observadas. Claro que não permito palavras ofensivas e de baixo calão, mas até agora, graças a Deus, nunca me deparei com esse tipo de situação. Recebo críticas e aprendo muito com elas, afinal me fazem rever meu ponto de vista e me colocar na visão da outra pessoa. Isso é troca, interação... E é esse o objetivo, não é?

10 -  Se a modéstia permitir, pode citar qual você considera ser o seu melhor texto? Por favor, coloque um trecho dele aqui: 
Vou ser muito honesta... rsrs...e aí pode até achar pretensão de minha parte, mas gosto de todos os textos que escrevo! São “filhos”, como já mencionei, e fica difícil escolher um. Mesmo porque, cada texto reflete um momento especial qu e vivi ou estou vivendo e valorizo todos! Prefiro deixar as escolhas aos meus leitores!

11 - O que espera transmitir em seus textos? 
Procuro sempre transmitir através de minhas mensagens uma maneira positiva de ver a vida! Quero que as pessoas enxerguem que somos todos iguais, mesmo sendo diferentes... rsrsrs... Ou seja, todos nós passamos por dificuldades! Problemas não são privilégios de poucos coitados e não podemos nos tornar vítimas deles, ao contrário, temos que aprender com eles e descobrir uma forma de tirarmos as melhores lições de cada situação. Quando me coloco na mesma condição, me aproximo das pessoas! Não me torno melhor nem pior do que elas! Costumo escrever meus textos na primeira pessoa do plural, justamente para passar a idéia de que faço parte da maioria que vive as inquietações, indignações, dúvidas, alegrias, amor ou esperança... Sou humana! Tenho defeitos e qualidades como todos e ao refletirmos juntos criamos uma espécie de canal de comunicação que permite uma melhor construção das idéias. Daí a importância dofeedback que recebo nos comentários!

12 – Cite os primeiros filmes que lhe vêm na cabeça. 
Difícil isso porque simplesmente amo cinema! Os filmes me dão inspirações e permitem muitas reflexões. Até mesmo nos chamados “Sessão da Tarde”, aprendemos algo. Os filmes que assisto quantas vezes passarem são: “Um Sonho de Liberdade” – lição de determinação, força, justiça X injustiça, a mizade... “O Entardecer de uma Estrela” – lições dos problemas em família, amor, amizade, decepções, recomeços e construções. Simplesmente maravilhoso esse filme! Recomendo!!! “Tomates Verdes Fritos” – Puxa! Adoro tudo nele, dos atores ao enredo, as lições são tantas que assistindo ao filme nos colocamos no lugar dos personagens facilmente. Difícil não nos emocionarmos! Na linha dos românticos, gosto muito de “Íntimo e Pessoal”, com atuações maravilhosas de Michelle Pfeiffer e Robert Redford. Lembro de uma passagem do filme, onde ele diz que quando a conheceu via que ela queria ser tudo, menos ela mesma. Mostra a importância de sermos quem somos sem precisarmos de máscaras ou subterfúgios para agradar aos outros! Mostra como o amor tem poder de nos fazer enxergar a vida e a nós mesmos! Promove mudanças saudáveis e isso tem muito a ver com o que escrevo! “O Príncipe das Marés” é uma verdadeira sessão de análise para mim! Reflito demais todas as vezes que o assisto (e acho que já foram umas 20! rsrs). Vou parar por aqui, senão essa entrevista vai virar: “Jackie, seus filmes e suas interpretações”... rsrsrs. Tenho muitos filmes que gosto mesmo! Esses são apenas os que me vieram primeiro!

13 – Assiste televisão? Se sim, o que costuma assistir? 
Assisto! Mas gosto de canais de filmes... rsrs...como citei anteriormente, amo e tenho aqui todos os canais de filmes e mais os PPV. Gosto de ver e rever filmes que mexem comigo e de me inspirar com eles! Fora isso, assisto canais de documentários e realities shows... Não assisto às novelas atuais. Estou revendo “Vale Tudo”, que passa no canal Vi va porque é uma das minhas novelas preferidas de todos os tempos e com situações totalmente contemporâneas. Dos canais abertos, quase nada mais!

14 – Uma banda ou cantor que você adoraria ver ao vivo? 
Ontem estava escutando Phil Collins e pensei justamente isso: “poxa, se pudesse ir a um show dele, iria com prazer!”. Mas hoje em dia não sou muito ligada nisso! Evito grandes “muvucas”... rsrs.

15 – Tem tido tempo de ler livros? Qual o último que leu, gostou e recomenda para todos?
Tempo é algo que administro (ou tento) e nem sempre sou bem sucedida... rsrs... Mas leio em intervalos que crio, até mesmo por uma necessidade de ficar sozinha comigo e meus pensamentos. Estou lendo um livro da Lya Luft – “Múltipla Escolha” e dois livros do Dr. Augusto Cury (meu grande guru) que ganhei – “T reinando a Emoção para Ser Feliz” e “Nunca Desista de seus Sonhos”. Sei que é complicado ler assim simultaneamente, mas cada um oferece mensagens diferentes para os momentos que vivo. Gosto de ler e reler as partes que mais me identifico ou que me fazem refletir profundamente. Fora isso, li “Eclipse” da Saga Crepúsculo... rsrs e posso dizer que curti muito essa sessão “desencanada”.

16 - Especialistas dizem que não demorará muito para acontecer a transição do livro impresso para o eletrônico. As vendas de leitores digitais, como o Kindle, crescem desde 2007 e a tendência é que ele se torne popular em vários cantos do mundo. Você acha que se acostumaria com este novo formato ou ainda prefere a leitura tradicional impressa? 
Bem, acostumar, a gente acaba se acostumando com tudo na vida, principalmente se forem situações irreversíveis. Agora, ainda prefiro o bom e velho livro impresso. Gosto de carregá-lo para onde quero, seja na minha cama, praia, piscina ou até no banheiro... rsrs... A tela do computador chega uma hora que cansa, além de (para mim) não provocar a mesma emoção de segurar um livro! Sem falar que não ficaria à vontade em levar meu note ao banheiro... rsrs.

17 -  A melhor coisa em escrever: 
O fascinante na escrita é que podemos dar asas aos nossos sonhos, desejos ou simplesmente traduzirmos sentimentos. Gosto muito de Fernando Pessoa e vejo a liberdade que ele encontrava na escrita, pois se permitia ser várias pessoas ao mesmo tempo. Escrevia com sentimento, não importando “quem” ele se autodenominava naquele momento. Muitas pessoas (mas muitas mesmo!) usam a escrita para serem o que gostariam, como manifestação de uma vontade não realizada ou até mesmo frustrada. E muitas delas se tornam excepcionais no próprio “eu” que revelam quando escrevem. Eu gosto da comunicação! Já dizem que o papel aceita tudo, não é? No nosso caso, a tela do computador aliada ao teclado são armas poderosas... para o bem ou mal... Prefiro pensar que as uso para o bem... à mim e aos outros!

18 – Seus heróis na vida real: 
Sem titubear: MEU MARIDO!!!

19 – Seus heróis na ficção: 
Nunca fui de eleger um herói fictício. Se perguntasse isso aos meus filhos, diriam na hora: Homem Aranha! hahahaha... Mas eu ainda prefiro os heróis reais, que fazem acontecer dentro da realidade e capacidade humana! Os problemas e as dificuldades da vida precisam ser resolvidos dentro das limitações de cada um, e é isso que nos faz heróis mais interessantes!

20  O que gosta de fazer no seu tempo livre? 
Gosto de curtir minha casa, família e minhas “coisas”. Gosto de não ter grandes compromissos e só faço o que tenho vontade. Algumas vezes nem quero fazer nada! E acho isso muito bom!

21 – Todos possuem um momento na adolescência ou na infância em que pagou um grande mico. Poderia compartilhar este mico conosco?
Nossa, passei por vários! Mas teve um que nem foi na infância ou a dolescência. Faz mais ou menos uns nove anos... rsrs. Fui a um restaurante com meu marido e perguntei à garçonete que nos atendia, de quantos meses ela estava grávida. Ela me respondeu: “Não estou!”. Nem preciso dizer que quase me enfiei debaixo da mesa, né? Hahahahaha... Abafa o caso! Hahahahahaha.

22 – É uma mulher cheia de fobias e anseios ou se considera uma pessoa relaxada e tranqüila? 
Se você perguntar isso ao meu marido ele vai responder na hora: “A Jackie é a neura em pessoa!”. Tenho neuras diversas: porta de carro destravada, janelas abertas, sinais fechados... Mas isso é uma fobia ou um trauma que adquiri após ser seqüestrada e, desde então, tenho verdadeira neura com esses detalh es. Sou daquelas que volta, antes de sair, para certificar se as portas de casa estão trancadas. De relaxada não tenho nada! Tenho neura com segurança, principalmente quando envolve minha família!

23 – É uma pessoa otimista ou pessimista em relação à vida? 
Otimista, sempre! Sou prova viva de que se acreditarmos e tivermos fé, as coisas acontecem para o melhor.

24 – Sua opinião sobre o ser humano:
Acho que o ser humano ainda está engatinhando em termos de evolução. Possui uma riqueza interior magnífica, mas, infelizmente, a explora muito pouco! Acaba canalizando suas energias para aquilo que não o leva necessariamente à evolução. Ainda precisa aprender muito sobre convívio, respeito e até mesmo sobre o amor. Desconhece as leis que regem o universo e até mesmo a própria existência e se deixa contaminar facilmente pela vaidade e egoísmo. Encontramos pérolas, claro! Mas elas são ainda minoria. Uma das coisas que tento “dizer” em meu blog é isso: todos nós temos as mesmas ferramentas, basta apenas sabermos como e para quê usá-las. Mas, ainda acredito nessa evolução macro e o que depender de mim ela acontecerá. Quero estar atenta e poder contribuir. Tudo começa na consciência individual e depois parte para a coletiva! Dentro da minha linha otimista, vou acreditar. Se não nos outros, ao menos em mim mesma!

25 – Uma frase: 
Tenho duas! “Ninguém me faz bem ou mal a menos que EU permita” e “As pessoas são o que permitimos que elas sejam”.

Bruno, muito obrigada pelo convite e por poder participar desse seu projeto. São oportunidades como essa que nos permitem mostrar que somos pessoas normais e que temos vida além do blog ou das redes sociais. O que nos diferencia uns dos outros está além dos atributos físicos. São as experiências que vivemos e nos permitimos trocar. São as chances que nos damos de crescimento. E é isso que nos aproxima das pessoas, fazendo-nos mais reais do que virtuais! Grande beijo!!

11 comentários:

  1. Olá Bruno querido!
    Novamente quero agradecê-lo pela oportunidade de mostrar um pouco mais sobre minha pessoa!Sempre converso com meu marido sobre a imagem que passamos às pessoas quando escrevemos...seja no blog ou nos comentários dos textos dos outros blogueiros... Muitas pessoas nos visualizam e definem nossa personalidade e caráter pelo que escrevemos... Alguns são endeusados e outros são criticados...Então, quando temos a chance de mostrarmos um pouco de nossos pensamentos e vida diária, fora dos padrões e conceitos da escrita "elaborada", é maravilhoso! Espero que os seus leitores gostem e que você também tenha ficado satisfeito com as respostas. As perguntas me deixaram muito à vontade e respondi uma por uma com muito prazer!
    Grande beijo e muito obrigada, again!
    Jackie

    ResponderExcluir
  2. Bom, o que dizer desta mulher?????
    Acho que o trabalho que ela desenvolve e todas as suas posturas dizem mais dela, do que ela mesma é capaz....
    Você tem nos brindado com pessoas de caráter e que tem coragem de ser elas mesmas...Pessoas que tem consciência do tanto que ensinam, porque sabem o quanto aprendem!
    Jackei... seu trabalho fala por você.... e a palavras que escreve não deixam dúvida!
    Bruno, seu trabalho nestas entrevistas tem sido impecável, parabéns por esta grande capacidade de ação.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. A Jackie é uma blogueira e ESCRITORA de mão cheia. Sim, porque blogar é fácil. Dificil é escrever como ela escreve, sendo transparente em tudo o que fale. Parece que a forma como ela tecla é extensão dos próprios sentimentos que estão arraigados nela. Eu tive uma oportunidade muito boa de entrevistá-la, em modalidade flash, e a definiria como uma palavra: VERDADe.

    Bruno, parabéns por maios essa entrevista.

    Beijos Jackie!

    ResponderExcluir
  4. Olá, Bruno!

    Sempre mandando bem aí nas entrevistas!
    Mas, não resisto:
    Cadê a rapaziada, os meninos blogueiros?
    Uau! Sem querer, você acabou botando nós, mulheres, no alto, hein?
    Só nós na fita!!!! rsrs
    (Brincadeira, viu? Você sabe que sou espontânea e detesto perder uma piada! rsrs)

    Jackie, minha querida!

    Seus gostos pessoais são bem semelhantes aos meus (menos os reality shows que, eufemicamente, digo que... ahn... peraí! Bem, não gosto nem um pouco! rsrs), de resto, achei você bem a ver comigo!
    Também encaro posts como filhos e apesar de listá-los às vezes como meus escolhidos, meu coração quase sangra ao ver os outros esquecidos...
    E o ser humano é apenas um caminhante mesmo, engatinhando como você falou, em termos de evolução.
    Um dia chegaremos lá; só não sabemos onde ou quando...

    Beijos, minha amiga!
    Mais uma vez reitero minha admiração por você e o quanto prezo sua amizade!

    Mary :)

    ResponderExcluir
  5. Bruno,
    ótima a entrevista com a Jackie; adoro esta menina, acho-a uma pessoa sem igual, uma mulher com uma força de vontade descomunal, decidida, quando leio teus textos me tranporto para dentro deles; como ela mesma disse, são textos para mostrar que somos todos humanos, e passamos por situações iguais ou parecidas em si.

    Jackie, cada vez que leio algo sobre voce, tenho a mais absoluta certeza que és uma pessoa maravilhosa!

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gostei a ideia da criacao do blog e a interview ficou bem detalheda, Parabens.

    ResponderExcluir
  7. Gostei da entrevista, as perguntas são bem elaboradas e a entrevistada não poderia ser pessoa melhor!

    Bjoss
    Mi

    ResponderExcluir
  8. Bruno parabéns pela condução da entrevista,perguntas mto bem feitas..
    Jackie ..minha linda..
    Te admiro demais..
    acho que o despertar do Fenix representa toda a riqueza interior e a força que temos e muitas vezes desconhecemos.. Todos em algum momento de nossas vidas temos que buscar nos lugares mais inesperados, nos cantinhos mais desconhecidos a força que precisamos para conseguirmos mergulhar dentro de nós renovar e renascer..
    A maneira como tu te expressas é maravilhosa..
    temos algumas coisas em comum em termos de leitura..adoro Lya Luft e Augusto Cury..
    mto bom te conhecer mais..
    bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga Jackie só agora vi sua entrevista quando foi para popular, nao poderia deixar de vim aqui, acho essas entrevista ótimas pois assim conhecemos um pouco mais doas amigos virtuais. Quero destacar uma parte da sua entrevista:
    O que gosta de fazer no seu tempo livre?
    Gosto de curtir minha casa, família e minhas “coisas”. Gosto de não ter grandes compromissos e só faço o que tenho vontade. Algumas vezes nem quero fazer nada! E acho isso muito bom! Uma bela semana amiga!! Bruno parabéns pela entrevista!!

    ResponderExcluir
  10. Olá Bruno!Olá Jackie!
    Que bela entrevista, parabéns! Eu nem teria tempo mas...vi a Jackie e vim...e fiquei presa aqui, até o final.
    Jackie, temos muitas coisas em comum...guardadas as proporções e diferenças do tempo em que ocorrem as vivências graças à nossa diferença de idade,que é grande! rs..... mas seu jeito de falar amorosamente da família,seu amor, admiração e respeito ao marido, seu carinho pelo blog e responsabilidade com que procura colocar sua palavra como reflexo de suas vivências e do que crê,com a intenção de passar uma mensagem que possa ser útil, uma experiência forte que a fez renascer após trabalho interno, a honestidade ao falar dos sentimentos...enfim, você conseguiu aqui o que pretendia - contando sôbre você, nos mostra que em muitas coisas podemos ser semelhantes, embora mantendo as diferenças que faz de cada um, uma pessoa única..rs......
    Há uma coisa que contou aí que invejo! eu adoro assistir a bons filmes,mas não consigo guardar o nome deles ou os artistas. Acho péssimo!mas, por outro lado, cada vez que assisto outra vez, é quase como se fosse a primeira!
    Gostei muito desta conversa aqui. Parabéns Bruno e Jackie e meu abraço aos dois!
    (agora..voltar ao trabalho..kkk....mas tô de olho nos emails do dihitt, sempre que posso)
    Bom dia pra vocês!
    Vera.

    ResponderExcluir
  11. Muito bom, a grande Jackie nua ... claro, figuramente falando depois desta grande exposição ....

    ResponderExcluir