quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Entrevista - Ademar Magi Junior

1 - Nome:
Ademar Magi Junior
2 - Pagina na web:
3 - Idade:
36 anos, 4 meses, 9 dias...
4 – Como surgiu, não somente a idéia de criar um blog, mas também o tema do qual você escreverá? 
A idéia vem de muito tempo atrás, alguns anos, foi quando um colega jornalista Renato de Souza criou o primeiro blog dele, até aí nem me havia passado a idéia pela cabeça. Agora, com mais tempo disponível resolvi experimentar.
Quanto ao tema, bom eu creio que devamos escrever sobre o que conhecemos e como inicialmente eu queria escrever contos escolhi um tema que eu conheço, o mundo das drogas.

5 – Você é graduado em letras. Porque o interesse em falar sobre crack?
Eu não escolhi falar sobre o crack, e sim sobre a vida daqueles que são consumidos por ele, é diferente.
E porque fiz isso:
Primeiro, porque eu creio que quem escreve deve conhecer o universo sobre o qual escreve;
Segundo, eu poderia fazê-lo como narrativas curtas com um narrador em terceira pessoa e onisciente facilmente;
Terceiro, a chamada “Literatura marginal” ou o hiperrealismo, ainda não possui uma nomenclatura definida, está em alta, ou seja eu avaliei que seria mais fácil atrair leitores com esse gênero.


6 - Como esta droga atua no corpo humano?
Ela vai causar a chamada ‘nóia’, que vem da palavra paranóia, embora seja diferente de pessoa para pessoa existem alguns sintomas comuns a maioria dos usuários, estes são: a inquietação; a mania de perseguição, lembro-me da história de uma traficante que atuava no largo treze em São Paulo, após o expediente ela e o ‘marido’ passavam a noite em um daqueles pulgueiros (hotéis) que há lá, certa noite ele na nóia disse que havia alguém debaixo da cama, e insistiu, insistiu e não tirava isso da cabeça, acabou descarregando a arma contra a cama ( a história deles poderá ser lida mais tarde no blog); cutucar, o que é isso, a pessoa pensa que qualquer coisa que vê que se assemelhe a pedra é pedra, e passa a pegar toda e qualquer coisa que veja pelo chão, o que não significa que vai fumar aquilo, mas o ato de procurar é quase certo (inclusive no conto “Ele” que já está no site essa situação ocorre); e querer mais, a pessoa só pensa naquilo, o efeito de uma tragada dura uns quinze minutos e a quantidade da nova tragada sempre tende a ser maior, para que possa fazer o mesmo efeito da primeira, assim mesmo, a primeira é aquela que os tira da chão. Agora sobre os males que a droga faz ao corpo, apenas uma vez eu tive a oportunidade de ver uma tomografia computadorizada do cérebro de um usuário, e era perfeitamente visível algumas áreas, que segundo o que o médico explicou , eram neurônios queimados pelo uso freqüente de drogas, agora mais detalhes eu não tenho, teríamos que consultar um médico.

7 - O que espera transmitir em seus textos?
Uma das criticas dos escritores do realismo aos seus antecessores românticos era a de que a literatura deveria ter função social, é justamente o que você está me perguntando, e como são textos realistas que estão no blog eles vão sim ter essa função que, no caso, é mostrar as mazelas desse vicio de um ponto de vista diferente dos que a imprensa em geral nos apresenta, é mostrar realmente o dia a dia dos usuários desta droga que vêm se tornando uma epidemia, com base na vivencia e observação.

8 – Qual a sua referência para criar estes contos sobre o crack? Conheceu muitos usuários, leu livros sobre o assunto...
Não li livros, creio que estes ainda estão sendo escritos, temos que lembrar que o crack é atual, ainda me recordo da primeira vez em ouvi falar dele uns dezoito anos atrás, nem mesmo tinha nome ainda, na época era comprada a cocaína e bicarbonato, os dois eram misturados em uma colher e adicionava-se água, era então aquecido até que cristais se formavam na colher, esses cristais foram o antecessor do crack, então existe pouca coisa escrita cujo tema seja a relação usuário-crack.
As histórias vêm de minha própria experiência no mundo das drogas, tive amigos viciados, usei diversos tipos de drogas, meu pai foi um grande traficante em seu tempo (se pudermos chamar um traficante assim), então elas se baseiam no que vi. As histórias podem parecer forçosas e alguns lerão e dirão que é exagerada, mas não, é aquilo mesmo, sem tirar nem por.

9 - Realmente, ainda tem pouca coisa escrita sobre os efeitos do crack nas pessoas. Já pensou em VOCÊ escrever um livro sobre o assunto? Quem sabe, após alguns meses de blog, juntar os contos escritos e publicá-los?
 Sim , não nego, pensei no hipótese e admito que seria um sonho realizado. Porém publicar no Brasil é um problema sério, a não ser que você assuma os custos, ou seja, contrate uma editora ‘prestadora de serviços’, o que muitas vezes é inviável, você sofrerá levando seus textos de editora em editora, nas quais seus  tendem a permanecer sobre pilhas de outros textos por meses e ainda não serem publicados, hoje temos uma gama infindável de novos títulos sendo lançados a cada mês, o que torna este nicho extremamente competitivo e o processo extremamente desgastante para o autor.


10 - Eu moro em Porto Alegre e é impressionante o aumento de usuários nestes últimos anos. Você saberia dizer a razão para esta expansão no RS?
A expansão é nacional, não afeta apenas um estado ou região e se deve principalmente ao grande, enorme poder viciante do crack, a pessoa que experimenta vai querer mais, é quase que automático, apenas uma tragada é suficiente, no inicio os próprios traficantes eram contra o seu consumo devido ao seu grande poder destrutivo, eles não queriam os clientes mortos tão rapidamente, mas notaram que a própria droga era capaz de repor os clientes mais rápido do que esses se iam, foi aí que diversos traficantes começaram a preparar a droga eles mesmos, me recordo de uma pessoa comentando como meu pai costumava levar o preparado para que fosse experimentado por alguns clientes, era o seu ‘controle de qualidade’.

11– Existe algum outro blog sobre esta terrível droga que você conheça, considera interessante e queira apresentar para as pessoas?
Fiz uma pesquisa antes de iniciar e não encontrei nenhum, haviam alguns textos e mesmo um cordel a respeito, mas  eles não visualizavam o mundo do usuário, eram alertas do que todos já sabem, o crack destrói, mas não mostravam o caminho dessa destruição, o processo por assim dizer, muito antes da morte física, vem a morte da alma que se entrega.

12 - Já ouvi relatos de pessoas que não procuram mais notícias pela televisão ou por jornais... Eles consideram blogs mais confiáveis. Qual a sua opinião sobre blogs de um modo geral?
Eu creio que existem blogs confiáveis e não confiáveis, infelizmente, pesquisando na net para alguns trabalhos eu percebi que se quisermos informações atuais, como os créditos de um anime ou sua sinopse, os blogs são confiáveis, agora se você procura, por exemplo pelo sentido de catarse, da qual Aristóteles fala em sua Poética, você terá no máximo uma resposta parcial, ou seja para cultura clássica eles deixam a desejar. E nunca se deve deixar de verificar a procedência da informação que muitas vezes o blogueiro está apenas repassando, de qualquer maneira é sempre bom você procurar confirmar a informação primeiro, principalmente se pretende utilizá-la em trabalhos. Eu mesmo tenho aprendido muito com os blog’s que ensinam como gerir outros blog’s.

13 – Seu blog ainda está nas primeiras postagens, logo, recebeu poucas visitas. Isso o incomoda, esperava um resultado mais imediato?
Para dizer a verdade até o momento estou satisfeito. Tenho dois contos completos publicados, alguns prontos na gaveta e um grande repertório de histórias ainda por contar. É claro que quero mais, é da natureza humana querer mais, mas acredito que é um processo que leva tempo e exige paciência, para que o resultado surja é preciso perseverar e procurar aumentar a qualidade dia a dia.

14 – Antes do “contos do crack” já havia criado um outro blog?
Não, este é o primeiro. Tenho planos para mais dois, um que terá como tema animes (uma paixão que tenho) sob a ótica da literatura e outro para diversos que será formado por textos sobre textos do dia a dia, como noticias acontecimentos entre outras coisas.

15 – No seu blog, só publicará contos escritos por você ou pensa em postar histórias semelhantes escrita por outros.
Não tenho problema nenhum em aceitar outros textos, ainda agradeço, escrever é um processo trabalhoso por mais prazeroso que seja.

16 – SEO, Widget... São palavras estranhas para você ou alguém já lhes apresentou, dando dicas para divulgar seu blog?
Tenho apanhado muito, ainda tenho muito que aprender nesse campo, por exemplo, SEO, nem imagino o que seja, Widget eu aprendi na marra alguns dias atrás. Porém eu percebi que existe uma gama enorme de blogs a respeito e tenho me aproveitado o máximo possível disso.

17 – Você pretende se dedicar tempo integral ao seu blog ou será apenas um hobby?
Eu gostaria muito de me dedicar tempo integral, mas é algo impossível no momento, porém diariamente vou monitorar o blog responder o máximo possível de post’s, e escrever também o máximo possível para poder alavancar a coisa.

18 – Por quais outras áreas se interessa:
Principalmente Literatura e Animes, também sou fã de Tokusatsus, tanto que meus trabalhos científicos sempre os têm como tema. Mas gosto de cultura em geral noticias, política, futebol, religião, etc...
E eles deverão estar no blog a respeito de animes que pretendo criar, a idéia é comentá-los sob a perspectiva literária, seu argumento, sua construção, seus recursos próprios e os animes comentados deverão ter link’s que levem a eles, mas eu não quero que seja um blog de ‘download’.
O terceiro blog será voltado para estes outros temas listados acima, uma espécie de ‘comentando o mundo atual’.

19 - Mencionou sua paixão sobre animes. Quais são seus favoritos e o que gosta tanto neles? Pessoalmente, adoro Cowboy bebop e samurai x.
 Meus favoritos são os Shonem e Shojo, os dois são formados por animes desenvolvidos para o público de 5 a 15 anos em média mais que conquistam o público em geral, os shonem são para meninos, são quase animes de auto-ajuda que pregam a determinação frente aos obstáculos e a importância das relações entre as pessoas, e tem nas lutas seus momentos mais importantes, exemplos são: Naruto, Cavaleiros do Zodíaco, One Piece e mesmo o que você mencionou, Samurai X sendo que ele também pode ser classificado como histórico já que retrata em seu enredo determinados momentos do Japão. Já o Shojo é dedicado as garotas, nestes são enfocados principalmente os relacionamentos, o primeiro amor, as lutas vem em segundo plano, e , normalmente não há mortes, são sempre libertações, purificações assim por diante, exemplos bastante conhecidos são Sailor Moon e Sakura Card Captors. Cowboy  Bebop é um clássico, ele não se importa com um enredo é cheio de caracteriscas que na literatura chamaríamos ‘Modernismos’, sua história poderia ser contada em cinco episódios, mas daí nós perderíamos a fantástica trilha sonora, o diretor presta várias homenagens durante a série e o filme que mais tarde foi lançado, ao jazz, a Bruce Lee, a Antonio Carlos Jobim e a Bossa nova. Aqui vai uma segestão se gosta dele assista Excel Saga, do mesmo diretos e com características modernistas como ele. Melhor ficar por aqui se não falo (ou escrevo) até amanhã.  

20 - Farei umas perguntas mais gerais:

*Cineasta favorito: Vou lhe dar um diretor espetacular, mas de filmes anímicos, Satoshi Kon (Perfect Blue, Millennium Actress)

*Ultimo livro que leu: Reli Harry Potter (toda a série, adoro!)

*Uma banda ou cantor que você adoraria ver ao vivo: Não sou ligado em música mesmo.


21 - - Para encerrar, uma frase: "O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem.
                                          Por isso existem momentos inesquecíveis, coisas inexplicáveis  e pessoas incomparaveis".  Fernando Pessoa


 Obrigado pelo convite Bruno, é um prazer estar participando do blog entrevista com blogueiros.

5 comentários:

  1. Bruno... não digo que você se supera dia a dia....adorei a entrevista.
    Ademar, seja bem vindo e adorei sua postura firme e seus objetivos sólidos.
    Acho o tema super importante, e o enfoque que você dará é sensacional, pode ter certeza que vou acompanhar. Eu trabalhei como voluntária em uma casa de recuperação para tóxicomos e vi muita coisa por lá....e o carck é violentador!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Valéria, esse é só o começo,espero melhorar muito como blogueiro e como contador de histórias.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Muito bom poder conhecer o blog! Bruno, esse canal que você criou possibilita que nós, blogueiros e leitores, conheçamos blogs diferentes, que tratam de assunto interessantes e relevantes. Parabéns!
    Ademar, não o conhecia, mas fiquei interessada em saber mais sobre esse mundo das drogas. Acho que a sua forma de mostrá-lo é importante para que as pessoas possam "colocar-se" no lugar e imaginarem o drama enfrentado não apenas pelos usuários, mas pela família, amigos, etc... Sei que esse vício (assim como tantos outros) não destrói apenas a vida de quem consome, mas de todos aqueles que estão em volta.
    Parabéns pelo trabalho e desejo-lhe muito sucesso nessa conscientização.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Oi Jackie,obrigado pelo comentário.
    Fico muito contente que vocês estejam gostando do blog, espero realmente que as pessoas sintam como sentem estas pessoas e assim possamos fazer o possivel para ajuda-las.
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Bruno suas entrevistas estão cada vez melhores.
    Foi bom conhecer um pouco mais o blogueiro Ademar que aos poucos vou conhecendo o blog dele,que tem um tema atual e que merecem uma reflexão através dos contos que lá se encontra.

    Um Abraço pra vocês.

    ResponderExcluir