quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Entrevista - Della coelho


1 - Nome: DELLA COELHO

2 - Página na web: www.dellacoelho.blogspot.com
3 – Aniversário: 19 de junho de 1971

4 – Ser professora e estar ao lado de pessoas jovens que utilizam a internet com maior frequência, foi o que a inspirou criar um blog, ou foi por uma razão diferente?
Foi por outra razão. Eu criei meu Blog como quem cria um diário ou o próprio quarto. Ali é meu lugar, então decoro do jeito que eu achar melhor. As músicas que gosto, as poesias que expressam minha alma... enfim, eu posso adaptar uma frase conhecida e  dizer: "Meu Blog, meu Mundo!"
5 – Qual a maior dificuldade no início?
 Saber como "incrementá-lo" e para isso meus alunos me ajudaram muito. Inclusive otemplate( nem sei se o termo está correto) foi meu querido aluno Jean que o criou para mim, um belo presente dele.
6 - Que tipo de blogs gosta de visitar. De humor, política, poemas... 
Todos os tipos, depende do momento; embora eu tenha pouco tempo para navegar na internet. Inclusive, eu adoro seus textos, sinto falta deles, eu e meus alunos rimos muito com a crônica do Ateu.

7 - Qual a importância do seu blog na sua vida? Ou é apenas um hobby?
 Meu Blog é como meu diário, ali você conhece verdadeiramente a Della. Eu sou o meu Blog.
8 – Qual a sua opinião hoje sobre blog's? Você se imagina blogando daqui a dez, quinze anos?
 Eu adoro Blogs, assim como adoro livros, filmes; é mais uma opção para nos informarmos, nos divertirmos e conhecer mais o mundo ao nosso redor. No futuro, espero ter mais tempo e rapidez para conseguir visitar muitos sites que hoje ainda não consigo e ter mais conhecimento e talento para criar poemas melhores.  
9 - Se alguém criticar seus poemas, de forma sucinta, porém educada, qual sua reação? Fica triste, irritada, aceita numa boa?
 JAMAIS ficaria irritada. Nem mesmo se forem ríspidos. Recebo críticas às vezes e a única coisa que devo fazer e faço é RESPEITAR a opinião de cada um! Quando nos expomos de alguma forma,  damos espaço para opiniões diversas. Se não quero opiniões diferentes, então não posso deixar ninguém comentar. Se deixo, DEVO respeitar as opiniões.
Se houver algum comentário com palavras grosseiras que possam ferir meus leitores, então  deletarei a mensagem. Mas se a crítica for "ruim" somente a mim, respeitarei, não deletarei nem ficarei "inimiga"de tal pessoa. Isso seria ridículo e muito infantil da minha parte. Se isso servir de consolo a quem não gosta de críticas, muitos odeiam Machado de Assis; cada um tem um gosto  e tenho de respeitar.
Leciono ensinando os meus alunos a terem opiniões próprias e se expressarem sem medo. Como poderia me indispor com alguém que disse o que pensa ?! Se isso acontecesse, deveria pedir demissão do meu cargo de PROFESSORA.

10 -  Se a modéstia permitir, pode citar qual você considera ser o seu melhor poema? Por favor, coloque um trecho dele aqui:
Olha, Bruno, minha melhor obra é um texto dramático ( teatro). Ele se chama ALMA TEMEROSA.  As cores é que indicam a fala dos personagens. Nossa, eu o acho formidável, modéstia à parte.

ALMA TEMEROSA
Céus, que desespero é esse que consome teu leito?
  Que domina teus espaços...

- Comanda as Flores que a ele falo!

- ...Tritura sem compaixão este já cansado ancião.
  Gritar silenciosamente na semiescuridão
  ainda agarrada a frágeis cordas
  que da sombria imensidão
  salvam Almas Temerosas.

11 -  Pode falar um pouco dos livros que lançou, “Migalhas Floridas” e “Moinho de ilusões”
Moinho de Ilusões é a menina de meus olhos. É um romance e está à disposição para ser baixado no meu blog. Ele é tão especial que não quero ganhar um centavo com ele, tiraria o objetivo do livro. Eu o publiquei pelo Clube de Autores para o caso de alguém preferir imprimi-lo. Neste caso, o leitor pagará somente o preço que a editora cobra, assim como o nosso Pensamentos.com.
O livro Migalhas Floridas foi feito especialmente para o Sarau realizado pelos alunos da ETEC de Presidente Venceslau- SP. Trata-se da reunião de diversos poemas meus sendo que a maioria foi declamada pelos alunos desse estabelecimento no Sarau feito por eles. Esse acontecimento foi outro grande presente que a vida me deu!
12 – Para você, quais as qualidades que um bom poema deve possuir
Difícil explicar, não há um modelo, mas todo bom poema foi trabalhado pelo Poeta. Isso é fundamental, tem-se a emoção, no entanto ela é filtrada, trabalhada. Assim como o pintor cria com as cores e linhas, o compositor harmoniza as notas, o poeta trabalha as palavras de forma a produzir algo único, singular. Isso é o início, sem isso é impossível obter qualidade. Junto ao trabalho finalizará a poesia o talento do escritor.

13 – Pode citar uns filmes que você gosta, mas que a maioria não badala tanto ou nem mesmo assistiu? 
 Aff...tudo bem!!! Vou contar algumas curiosidades. Eu adoro filmes, assisti os clássicos, comédias etc. Mas alguns são muito especiais para mim, embora para muitos sejam filmes bobos até.
Vou citar os mais importantes e que sempre conversam comigo. Isso mesmo, o filme FALA comigo.
Suplício de uma Saudade-  primeiro a música dele tornou-se a música da minha vida, depois eu assisti o filme e o achei maravilhoso.
Titanic- assisti mais de 25 vezes.
Moulin Rouge- assisti umas 10 vezes.
O Feitiço de Áquila- eu me apaixonei por ele pelo cartaz do filme e ele é simplesmente maravilhoso.
Talvez algum dia. - Este filme marcou a minha vida, conta a história de uma menina de 13 anos e eu o assisti exatamente quando tinha 13 anos. PENSA!!!
Encantada - eu o descobri há uma semana e já assisti 3 vezes.
Sou doente pela Julia Roberts, assisti todos dela. Mas o mais marcante  foi "O casamento do meu melhor amigo."
Louco por Você - é simplesmente demais!
Tropa de Elite II - este filme teve uma importância muito grande para nosso país. Ele foi um preparo para o que viria a seguir no RJ. Eu o assisti no cinema e mal conseguia ver as cenas, chorava o tempo todo. Via estampada na tela a realidade do nosso Brasil e ali eu não tinha esperança de melhora. Foi muito bom  ver o que aconteceu no morro do Alemão depois, neste caso chorei de alegria.
Cowboy do Asfalto - para mim ele é muito importante. O beijo, quando eles estão dançando, é o melhor beijo do mundo!!!!
14 – Assiste televisão? Se sim, o que costuma assistir?
 Sim, assistimos muito a Canção Nova aqui em casa, é uma benção e mudou a nossa vida para melhor milagrosamente. Mas também adoro jornal, filmes, desenhos e  novela! Agora então voltou a novela mais linda do mundo- O CLONE!!! ( Ela também fala comigo kkkk)
 15 – Qual seu estilo de música preferido?
 Isso é difícil dizer. Gosto desde Tonico e Tinoco a Mozart. Depende. Mas as músicas da minha vida são duas: Love is a Many Splendored Thing e Complô do Amor.
16 -  Poetas favoritos?
 São muitos, leio bastante e gosto de quase todos, mas aprecio mais os clássicos . Embora leia diversos poetas estrangeiros, prefiro os que escrevem em Língua Portuguesa por causa do ritmo que lerei no original, na tradução perdemos muito. 
Ultimamente o que mais tenho lido  são estes:  Florbela Espanca, Camões, Castro Alves,  Álvares de Azevedo, Manuel Bandeira, Cecília Meireles, Sonetos de Shakespeare, Manoel de Barros, Rita Apoena, Luciano Esposto... esses dias li um poema de cair o queixo. Muito lindo mesmo! Foi na casa da Poesia, é de uma poeta chamada Márcia Fernandes Vilarinho Lopes.
17 -  Seus heróis na vida real
 Primeiro lugar DEUS- Pai, Filho e Espírito Santo!  Os santos são meus heróis também, o Papa João Paulo II, meu pai Dagmar, minha mãe Nair, minha mãe Silvia, minha santa mãe Maria ( Nossa Senhora), minha madrinha (linda) Nilza. Vejo como heróis também minha amiga-mamy Vivaine e meu amigo Luciano.
Meus eternos professores Dora, Zé Carlos, Maria Célia, Maria Adélia, Katia , Horácio e todos que não daria para citar aqui.
As Forças Armadas que sempre defenderam a nossa pátria e são exemplos para mim e minha família ( Embora não tenha nenhum vínculo com militar , três filhos meus estudam no Colégio Militar de Campo Grande após se esforçarem muito para ingressarem lá). Também são heróis os Policiais sejam  militares ou civis. E, principalmente, os BOMBEIROS!!!! O meu "MUITO OBRIGADA" a estes senhores que arriscam a vida para nos proteger e salvar!!!

 18 – Seus heróis na ficção
 Ivanhoé, January, katherine. Esses são os principais.
19 – O que gosta de fazer no seu tempo livre?
 Gosto de fazer o que der  vontade na hora!!! Isso é o bom de ter um tempo livre!!! Muitas vezes eu faço é NADA, fico curtindo minha família, minha casa. Às vezes leio e , principalmente, deito na rede, na varanda de casa.
20  Todos possuem um momento na adolescência ou na infância em que pagou um grande mico. Poderia compartilhar este mico conosco?
 Olha, não me lembro de nenhum mico em especial. Mas eu tinha um problema que me fazia passar muita vergonha- eu caía demais!!! E normalmente esses tombos eram na frente do menino que eu amava- EU QUERIA MORRER!!!
21 – Qual seu maior defeito:
Quando eu brigo com meus filhos, eu falo demais e em voz alta. Estou tentando mudar isso, vou conseguir se Deus quiser.
22 – É uma mulher cheio de fobias e anseios ou se considera uma pessoa relaxada e tranquila?
Hoje me considero tranquila como eu nunca fui. Tinha muitos medos , mas isso a fé me curou. Enfrento um frio na barriga em elevadores e , se puder, não piso em um avião. São medos naturais hoje, vivo uma vida tranquila e feliz com as pessoas que eu amo e que me amam.
23 – É uma pessoa otimista ou pessimista em relação à vida?  OTIMISTA DEMAIS!!! Para mim tudo é possível!!! E tudo pode dar certo!!! E sempre dá, de um jeito ou de outro, as coisas sempre ficam bem.


24 – Coisas que gostaria de fazer antes de morrer:
Eu gostaria de saber, aqui nesta  realidade, qual é o sabor de um beijo de Amor Verdadeiro.
25 – Uma frase: 
DEUS FAZ TUDO BOM E PERFEITO.
A explicação está aqui . Eu acredito verdadeiramente nisto e Deus nunca me faltou!!!

7 comentários:

  1. Que bom te conhecer um pouquinho minha querida... como já sentia você é uma pessoa da e pela paz!
    Beijo enorme em seu coração
    Bruno, parabéns pelo questionário... com perguntas simples conseguiu extrair muito do caráter de nossa amiga.
    Beijo no coração pra você também.

    ResponderExcluir
  2. Bruno muito obrigado por nos dar esta oportunidade de conhecer um pouco mais sobre esta maravilhosa pessoa que é a Della Coelho. Uma poetisa de alto nível que sempre nos presenteia com lindos poemas, nos dando ótimos momentos de leitura.
    Amiga Della fico tão honrado em poder fazer parte do rol de seus amigos, pois não é em qualquer esquina que encontramos pessoa de personalidade e caráter como o seu.
    Obrigado amiga por você existir, e que Deus lhe de muito, muito sucesso em seus projetos e sua vida pessoal.
    Obrigado mais uma vez Bruno.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  3. Olá meus queridos !!!
    Bruno, você está arrasando na seleção de seus entrevistados! Agora, ler a minha querida amiga, doce, bom caráter, romântica, grande artista, etc...etc... Della Coelho... me deixou aqui deste lado feliz!
    Graças ao bom Deus que nos aproxima das pessoas boas e nos faz reconhecer nelas a grata amizade, tenho a Della em um lugar muito especial na minha vida e meu coração! E ao ler cada linha dessa entrevista, conhecendo um pouco mais essas passagens e reflexões dessa nobre pessoa, agradeci a Deus ainda mais... Algumas pessoas, mesmo longe, estão mais próximas de nós do que muitos que se acham próximos e presentes... e a Della, está aqui...do meu lado!
    Parabéns por essa grande entrevista! Minha amiga e poetiza arrasou!
    Grande beijo!
    Jackie

    ResponderExcluir
  4. Bruno,
    perfeita a entrevista da Della.
    a conheço a pouco tempo, mas aprendi a admirar e a me apaixonar por suas poesias, e pela pessoa maravilhosa que ela é.Também acompanho o blog dos alunos, e sei que a maioria se espelha nesta professora dedicada e sempre me surpreendo com a qualidade dos textos de lá.

    Della querida... rssrs...também sou apaixonada por Feitiço de Áquila, acho um dos melhores filmes que já vi... apesar de muitos o acharem agua com açucar demais!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. que legal a entrevista da Della ...que bonitinha ! achei ela toda romântica :o)
    Bruno estou adorando suas escolhas
    boa quinta!
    XOXO

    ResponderExcluir
  6. Muito show, Bruno, você está se superando!!!!


    Ficou óóóótimo o novo formato!


    Della,

    Adorei suas respostas, sobretudo a que você explica o mecanismo de um bom poema (também penso assim) e a escolha do filme "O feitiço de Áquila".
    Amo tanto esse gênero de ficção (épico-medieval), que acabo sempre esquecendo de alguns da minha lista no gênero (São muitos!...) rsrs

    Beijos, querida!
    Ah, sim, tem que trocar de profissão o professor que não aceita crítica!
    Concordo, amiga! rsrs

    Mary:)

    ResponderExcluir
  7. olá guri Bruno
    mas bah tu ta escolhendo so a nata heim !!!!!!!

    bem gostei desta guria desde de seu primeiro post
    a maneira como ela brinca com as palavras
    é contagiante verdadeiro demais
    algo q eu admiro muito
    esta entrevista so mostra o quanto esta guria tem conteudo e merece toda minha admiração ....

    bjo grande pra ostes

    ResponderExcluir